Receptor GPS: O número de Canais Importa?

Ao analisar as características técnicas de um receptor GPS em suas especificações frequentemente o usuário mais leigo tem dificuldade em entender algumas destas características que ali estão listadas, outras são relativamente mais fáceis de entender.

Na minha busca por placas GPS (OEM Boards) para meus projetos, sempre achei que quanto mais canais melhor, entretanto ao observar que receptores mais caros não necessariamente tem um grande número de canais, me fiz a questão: O Número de canais importa?

O Número de Canais

O receptor GPS calcula a posição da antena com base em uma técnica conhecida como trilateração, a teoria informa que nesta técnica, o receptor precisaria rastrear (receber sinal, determinar a distancia para) pelo menos 4 satélites em um determinado instante. O fato é que a determinação da posição baseada na distancia para apenas 4 satélites, é pior do ponto de vista da precisão, em relação a uma determinação baseada em 5 satélites e assim sucessivamente. Isso ocorre por que o cálculo da posição se dá usando um modelo matemático estatístico que permite o uso de uma maior quantidade de distancias na determinação da posição, o objetivo é justamente reduzir a contribuição dos erros nas medidas das distancias para os satélites no calculo final da posição.

Com base no que está dito acima pode-se levar a concluir que uma maior quantidade de canais no receptor daria a possibilidade de se ter uma medida mais precisa, o que teoricamente é verdade, porém é preciso entender que o número de satélites do sistema de posicionamento GPS é limitado, Enquanto escrevo esse texto existe, segundo o wikipedia, 31 satélites operacionais, desta forma qual o sentido de se ter um receptor GPS com mais de 60 canais? um exemplo de um receptor destes pode ser visto aqui

conclusão

A distribuição dos satélites do Sistema de Posicionamento Global Navstar GPS, é feita de forma a garantir o mesmo número de satélite vísiveis em qualquer ponto da superficie do globo em um dado instante. Imaginando que hoje temos um número de satélites próximo de 40, podemos imaginar se tivermos em um ponto privilégiado,ou seja, sem qualquer tipo de obstáculo como árvores e construções veriamos no máximo 20 satélites. Desta forma acho que um receptor com até 20 canais já esta de bom tamanho para qualquer aplicação.

Fonte: Do Chipset Channels Matter?